compare e compre

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mini microfone sem fio...

Boa noite queridos leitores,hoje lhes trago um assunto que causou curiosidade,a construção de microfones sem fio...

Vi muitos circuitos elétricos, uns até bem simples,e finalmente intendi como funcionam.Os mais bem construídos e de fácil montagem são os do www.newtoncbraga.com.br. Esse site disponibiliza não só esse tipo de circuito,mais também pequenos e grandes projetos elétricos que servem de base para inúmeras "invenções".

O primeiro foi esse,que é formado de um microfone de cristal ou cerâmico,um transistor bc 548 e um 2N2222,um capacitor variável,entre outros componentes


Os materias usados são os seguintes:



Só lembrando que esse sistema é de frequência FM,que pode ser sintonizado em qualquer receptor FM nas faixas entre 60 MHz e 120 MHz ( o que vai determinar a faixa é o capacitor variável ,e que a bobina da antena é formada por 2+2 espiras de fio 26 ou 28 em forma sem núcleo de 1 cm de diâmetro e a antena deve ter de 12 a 20 cm de comprimento. 




Agora vem um circuito com a mesma base,só que em frequenciia AM.




O transistor usado do circuito pode ser um BC558. A bobina consiste em 50 + 50 espiras de fio 28 AWG num bastão de ferrite de 10 a 15 cm de comprimento. O microfone deve ser piezoelétrico. A alimentação pode ser feita com tensões de 6 a 9 V, obtidas de 4 pilhas pequenas ou uma bateria. C1 pode ser um variável para facilitar a sintonia, pois no original o ajuste é feito apertando-se e afastando-se as espiras da bobina. Uma antena no coletor do transistor aumenta o alcance. Alterando-se a bobina o circuito opera também na faixa de ondas curtas.



Para a montagem desses circuitos deve-se ter um minimo conhecimento de eletronica e de manuseio de soldagem com estanho (o que é muito simples).Se você atende esses requisitos é so correr para a diversão...


Bom,espero que tenha conseguido passar um pouco do meu conhecimento para vocês,até a próxima.








Nenhum comentário:

Postar um comentário